Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Cíntia Chagas mostra, em Café Show da ACE, como transformar a comunicação em sucesso empresarial

A professora de português e de oratória Cíntia Chagas, que faz sucesso nas redes sociais esclarecendo dúvidas de erros comuns na língua, atraiu mil pessoas ao Teatro Polytheama, nesta quarta-feira, para o Café Show da Associação Comercial Empresarial (ACE) Jundiaí.

A presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, que assumiu em janeiro e entrou para a história da entidade como a primeira mulher a ocupar o cargo em 101 anos, deu as boas-vindas e agradeceu o momento. “Estou extremamente honrada em poder representar cada uma de vocês, mulheres”, disse.  

Leandra confessou ser fã de Cíntia Chagas e explicou que a comunicadora foi escolhida para participar do Café Show em homenagem ao Mês da Mulher.  “Vamos presentear Jundiaí com a presença de uma pessoa que tem expertise em comunicação. Tenho certeza de que cada um de nós sairemos com a certeza do quanto a comunicação assertiva é eficaz no mundo dos negócios.”

Este foi o tema abordado por Cíntia no palco do Polytheama. Durante uma hora, ela interagiu com a plateia em vários momentos trazendo conhecimento e humor. Logo que entrou no palco ressaltou a importância da comunicação e da oratória e disse que todas as pessoas são avaliadas o tempo todo pela imagem e pela linguagem verbal e não verbal. “Não há Rolex ou carro de marca que vá salvar a sua imagem dos seus erros de português e de oratória. Por mais que você seja lindíssima, por mais que compre roupas caras, de seda ou 100% linho, de nada vai adiantar se na hora H soltar ‘menas’.”

Vícios de linguagem, excessos de estrangeirismo e gesticulação, postura, usos de clichês e de palavras que empobrecem o vocabulário, entre elas top, também foram temas do Café Show.  

A comunicadora explicou a importância de as pessoas utilizarem-se de storytelling e metáforas. “Por que fazer com que o outro imagine cenas é tão importante? Porque convence, quebra barreiras e assim você conversa com pessoas de qualquer escolaridade.”

Ao final, Cíntia pediu desculpas por sair sem atender ao público pois tinha um compromisso na sequência, no SBT. Antes de sair, brincou e “vendeu” para a presidente Leandra outra palestra. “Ela pode me trazer aqui para eu falar sobre empreendedorismo e para que eu conte como eu saí de lá, pegando ônibus, e estou aqui maravilhosa, rica e magra.” 

O Café Show com Cíntia Chagas teve patrocínio da ACOI Construtora, Dom Quixote Equipamentos de Proteção Individual, Enfoque Contábil, First Web, Sicoob Integrado, Silphion Farmácia de Manipulação, CIEE, Valec, com apoio do Biológico Medicina Diagnóstica, Casa do Construtor, Ótica Di Fiori, Revitalize-se Estética Humanizada, Vilage Marcas e Patentes e RS Café.