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47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste de Dia das Mães

Mesmo com a crise financeira em que passa o País, a expectativa para o Dia das Mães é muito positiva, uma vez que esta é a segunda data que mais vende no comércio, perdendo apenas para as compras de Natal.

Segundo pesquisa de intenção de compras realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) com 1.2 mil pessoas em todas as regiões do País, entre os dias 1º e 12 de abril, 47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste Dia das Mães. Quase o mesmo número dos entrevistados que não comprarão (49%). “Isso sugere que o comércio deverá vender a mesma quantidade, ou seja, o crescimento será próximo de zero, com ligeiras variações para mais ou para menos”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Não é uma má notícia, pois o empate indica que o pior já passou. O varejo parou de cair para entrar na estabilidade e, posteriormente, iniciar o caminho da recuperação.”

O presidente interino na Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE), Dirceu Cardoso, acredita que nas compras do Dia das Mães vai ocorrer a redução do tíquete médio, ou seja, em vez de dar um presente de R$ 200 as pessoas vão optar por valores menores. “Mas uma coisa é certa: o consumidor vai comprar porque é um dia muito importante, com apelo emocional, e ao mesmo tempo muito forte para o comércio”, afirma. “É uma data em que as famílias querem estar juntas, querem se encontrar. Isso estimula o giro financeiro em restaurantes, supermercados, mercadinhos de bairro. O varejo tem que comemorar.”

Dirceu acredita que o empreendedorismo para atrair os consumidores fará a diferença no resultado de vendas. “Seja com facilidades de pagamento, descontos e outras promoções, o que vale é a criatividade.”