Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Caminhada Via Rio estimula formas alternativas de mobilidade

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza neste sábado (22), a partir das 8h30, a Caminhada Via Rio, com trajeto definido nas avenidas que margeiam os rios urbanos de Jundiaí. O objetivo, além de mobilizar a população para priorizar a caminhada e estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, tem a intenção de despertar o interesse sobre a educação ambiental desses trechos de cursos d’água importantes que integram a bacia do Rio Jundiaí. A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) apoia o evento.

O trajeto completo do percurso tem início no Paço Municipal, às 8h30, e segue pela Avenida Frederico Ozanan até o Viaduto Sperandio Peliciari, rua José do Patrocínio, avenida Odil Campos Saes, rua Messina e avenida Nove de Julho. O trajeto completo tem aproximadamente 10 quilômetros e contará com uma apresentação para despertar a percepção dos participantes à leitura do território a ser percorrido, sob a perspectiva dos rios.  No evento será lançado o Concurso Nacional Vale do Rio Jundiaí, para elaboração de projetos para requalificação urbana de parte de trecho do rio.

“Jundiaí conta com muitos cursos d’água, entre eles o Rio Jundiaí, o córrego do Mato e o Guapeva, que cortam a cidade e nem sempre ganham a atenção da população. Esse evento é importante para sensibilizar as pessoas sobre a riqueza que está em plena região Central”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello. Ele explica que o Córrego do Mato, por exemplo, que divide a Avenida 9 de Julho, é um afluente da Bacia do Rio Jundiaí cuja despoluição iniciada em 1983 já permite que o curso d’água contribua para o abastecimento de cidades situadas à jusante.

Os interessados em participar da Caminhada Via Rio devem se inscrever pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAcUqBp-csGEGA3_K31IDRsISlIF2M5s53Lh_sF5aEit034A/viewform

É recomendável levar água, protetor solar e boné para a atividade.  O Dia Mundial sem Carro foi instituído pela primeira vez na França, em 1997, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, o estímulo às formas alternativas de mobilidade e às diversas ações em prol da melhoria do meio ambiente e qualidade de vida nas cidades.