Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

ACE adequa Escola de Negócios à nova modalidade de ensino

As recomendações de distanciamento social para contenção da Covid-19 já provocaram mudanças profundas no comportamento das pessoas e afetaram diretamente a educação mundial e a forma como as pessoas consomem o conhecimento.  Segundo a Unesco, quase um bilhão de alunos do mundo todo terão de ficar em casa para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus.

Para não interromper a formação de crianças e adultos, instituições da rede pública e privada foram obrigadas a se adequar à uma nova modalidade de ensino. Com a internet como aliada, estão investindo em recursos tecnológicos e oferecendo atividades online. Esta também foi uma alternativa encontrada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí para a continuidade das atividades da Escola de Negócios, que oferece cursos de qualificação que ampliam o conhecimento do empreendedor que não quer ficar estagnado profissionalmente.

A programação dos cursos da Escola de Negócios estava fechada até julho. Com a crise do coronavírus e determinação de isolamento social, a entidade teve poucos dias para se adequar à nova realidade e transformar os cursos físicos em online. “Já tínhamos estudos para oferecer cursos EAD na Associação mas era um projeto para o próximo ano”, conta a coordenadora educacional, Daniela Moraes.

Com a crise, segundo ela, a Associação teve de antecipar as aulas online, em um formato um pouco diferente do imaginado inicialmente: elas acontecem ao vivo, com os professores tirando dúvidas e ministrando o conteúdo em tempo real com a participação ativa dos alunos. “O nosso maior desafio foi definir qual a ferramenta ideal para atender as horas dos cursos e a quantidade de alunos na sala de aula virtual”, explica. “Para isso tivemos orientação do professor da Escola, Renato Xavier, da área de Inovação e Tecnologia, que deu sugestões conforme a nossa demanda.”

A situação, que no início pareceu uma dificuldade, se transformou em uma nova oportunidade de negócio para a ACE Jundiaí. Segundo a vice-diretora, Leandra Maia Diniz, os professores mantiveram a qualidade do conteúdo oferecido nas aulas online e houve grande receptividade dos alunos. Agora a ACE pretende incluir os cursos online na programação, mesmo com o fim da pandemia. “As pessoas já estão percebendo que o mundo não será mais o mesmo no pós pandemia”, diz ela. “A mudança de rotina por conta do isolamento social vai moldar a nova realidade e os cursos online serão excelentes opções para quem está em busca de qualificação.”

Quem já participou das aulas online, aprovou. “Foi a primeira vez que participei de um curso online. Foi ótimo aprender no conforto de minha casa e o conteúdo foi excelente”, disse Édison Bento de Carvalho, depois participar de “Gestão de Conflitos” com a professora Caterine Berganton.

Os cursos da Escola de Negócios estão disponíveis no link: https://www.acejundiai.com.br/cursos-e-eventos/