Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

ACE reúne representantes de bairros para apresentar Detecta

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) realiza, no dia 20 de setembro, às 19h, um encontro com representantes de bairros e condomínios para mostrar como a sociedade pode se organizar para implantar câmeras de monitoramento particulares no Sistema Detecta da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) e, assim, contribuir com a segurança do município. O encontro contará com a participação de representantes do Conseg Jundiaí LesteConseg Barão de Jundiahy e de forças policiais.

O objetivo do encontro, segundo o empresário e conselheiro da ACE Jundiaí, Danilo D’Angelo, responsável pelo projeto piloto, é mostrar às pessoas: a simplicidade do funcionamento do Detecta, o valor baixo do investimento, esclarecer dúvidas quanto à segurança das informações e quais são os procedimentos para a implantação do Sistema – apontado como a maior base de dados criminais da América do Sul. Também será uma oportunidade para apresentar qual a estratégia usada pela ACE no município, disponibilizando a plataforma para todas as forças públicas de segurança, inclusive complementando o sistema OCR da Guarda Municipal no combate à criminalidade. “As forças públicas do município fazem um trabalho fantástico, que é confirmado pelos indicadores criminais”, afirma. “Nessa oportunidade, esclareceremos também questões relativas à não aplicação de multas de trânsito, que parte da população confunde e, principalmente, qual foi a oportunidade dada pelo Estado, à iniciativa privada, para colaborar com a segurança do município de forma apartidária, sem querer usurpar competência e fazendo parte da solução,  colaborando com os órgãos competentes.”

A ACE Jundiaí foi a primeira entidade de classe a assinar o Acordo de Cooperação com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado para implantar o Detecta. Os primeiros 20 equipamentos adquiridos pela Associação Comercial já começaram a ser instalados nos bairros escolhidos pelas forças policiais, de acordo com índices criminais (os locais das instalações são sigilosos). A intenção é ampliar o Sistema para a cidade toda, contando com a participação de outras associações ou grupos civis organizados.

Danilo cita o exemplo da Associação Amigos da Malota (AAM), que se interessou pelo Detecta, mobilizou os moradores do bairro e adquiriu suas câmeras, que serão integradas ao Detecta por meio do convênio da ACE Jundiaí. “A Malota foi o primeiro bairro porque os moradores se mobilizaram, mas esta parceria tem que envolver outras entidades. Quanto maior o alcance do projeto, melhor o resultado para toda a população.”

Quem quiser participar da reunião na ACE, no dia 20, pode confirmar presença pelo telefone (11) 3308-4328.