Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

ACE participa de discussão sobre Plano de Desenvolvimento

O presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), Elton Monteiro, participou da audiência pública organizada na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal, pelo vereador Cristiano Lopes para debater a proposta de emenda à Lei Orgânica número 136/17, que prevê o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí.

A proposta de autoria do vereador tem como objetivo fomentar a geração de emprego e renda, incentivar a livre iniciativa e o empreendedorismo, induzir o desenvolvimento econômico de modo a proporcionar o bem-estar da comunidade, estimular as atividades industriais, agrícolas, turísticas, comerciais e de prestação de serviços como principais bases econômicas do município e garantir a administração municipal os instrumentos legais necessários a sua plena implantação.  “Este encontro foi de extrema importância para dar voz ao cidadão e as entidades de classe. Foi uma mediação entre a população e poder público para ouvir as dificuldades e anseios de quem trabalha para construir uma Jundiaí melhor. É um primeiro passo para a construção de uma política de estado que fará toda a diferença para as futuras gerações”, explicou Cristiano. “Este projeto não se limita a um governo e nem a uma legislatura. É uma proposta para cidade, para as futuras gerações, hoje aqui representadas por todos os presentes.”

Além de Cristiano e Elton participaram do encontro e fizeram parte da mesa de debate: o Gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, o diretor titular da regional de Jundiaí do Ciesp, Marcelo Cereser e o presidente da CONT – Associação dos Escritórios de Contabilidade de Jundiaí e região, Fernando Pietro Mango.

O diretor titular do Ciesp, Marcelo Cereser, defendeu a indústria da cidade e disse que é preciso desburocratizar a vida das empresas. “O empresário não quer anarquia, ele quer agilidade. Precisamos encarar o empresário como um parceiro para o desenvolvimento da cidade. Quando o governo não atrapalha já está nos ajudando”, disse.

Marcelo defendeu os investimentos em pesquisa e inovação e disse que um centro de pesquisa agilizaria aos empresários testar inovação e implantar em sua própria empresa. “O tempo está passando cada vez mais rápido por conta da tecnologia. Que possamos acender os holofotes sobre este projeto e reitero que menos é mais: menos travas, menos burocracia para que possamos atrair cada vez mais empreendedores dispostos a investir em nossa cidade”, reforçou.

O presidente da ACE Jundiaí, Elton Monteiro, reiterou a fala de Marcelo, concordando que menos é mais para o empresário e alertando para que seja uma lei da cidade e não deste ou daquele governo. “O empreendedor busca espaço para empreender e, neste sentido concordo com o Marcelo quando diz que menos é mais”, afirmou. “Que esta não seja uma lei deste governo ou desta administração, que seja um projeto para a cidade para que perdure. Precisamos definir estratégias e diretrizes para entender qual o caminho que a cidade quer seguir e esta lei pode ser a grande norteadora deste futuro que queremos.”

A audiência também contou com a participação do público, com colocações feitas por Luiz Antônio Bandini, diretor adjunto do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, Jorge Edison de Rito, do sindicato da indústria Extrativista de areia do estado do São Paulo, Olício Avelino, do Conselho de Ciência e Tecnologia.

Os vereadores Edicarlos Vieira, Marcelo Gastaldo, Marcio Cabelereiro, Adriano Santana dos Santos, o Dika Xique-Xique e Wagner Ligabó participaram do debate.

Foto: Divulgação/Cíntia Souza