Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Banco Central autoriza início de operação do Cadastro Positivo

Os gestores de bancos de dados de crédito do País estão autorizados pelo Banco Central a operarem o Cadastro Positivo. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira.

A partir de agora, as instituições financeiras podem passar dados dos clientes a gestores, como a Boa Vista Boa Vista SCPC, que ficarão responsáveis por organizar informações sobre operações de crédito dos consumidores.

O Cadastro Positivo é um banco de dados do bom pagador e vai servir para medir a capacidade de pagamento de cada consumidor. Com ele, todas as contas pagas em dia contam a favor e podem ajudar na obtenção de crédito, mesmo que eventualmente, em um dado momento do ano, a pessoa tenha tido uma dificuldade com uma conta e ficado com o nome negativado.

Isso vale para consumidores com uma conta de luz no próprio nome, por exemplo, ou um crediário em uma varejista, um cartão de crédito, celular pós-pago ou mesmo uma conta simples em algum banco.  As informações de pagamento (como o valor da dívida e a data do pagamento) serão enviadas às empresas gestoras, como a Boa Vista, que vão estabelecer uma nota (escore) que servirá como base para a concessão de crédito pelas instituições financeiras.

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí afirma que o Cadastro Positivo será de grande importância para o desenvolvimento do país, uma vez que possibilitará análises de crédito mais justas.  “O crédito deve aumentar muito, especialmente para consumidores com dificuldade em obtê-lo, já que além de analisar as informações restritivas, o Cadastro Positivo analisa também os pagamentos realizados”, afirma. “Se a pessoa paga em dia conta de luz, de água ou cartão de crédito, isso vai contar pontos para que o score seja maior. Com isso, além do acesso ao crédito, o consumidor terá acesso a um crédito mais barato, o que traz um enorme potencial para o aumento do consumo.”

O Cadastro Positivo foi criado em 2011 e entrou em vigor em 2013, mas a adesão era voluntária. Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que torna automática a adesão de pessoas físicas e jurídicas a esse banco de dados e todos consumidores economicamente ativos passam a ter os seus dados de pagamento enviados às Gestoras de Banco de Dados.

Após 60 dias da inserção no cadastro, a pontuação de crédito poderá ser consultada pelo mercado (comércio, serviços, bancos, financeiras).