Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Brinquedo é uma das opções mais lembradas como presente de Natal

O brinquedo continua sendo uma das opções mais lembradas como presente de Natal, conforme dados de pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

A pesquisa foi realizada durante a primeira semana de dezembro, com consumidores na cidade. Foram entrevistadas 1.056 pessoas, sendo que 75% demonstraram intenção de comprar presentes no Natal.

Dos que responderam positivamente, ou seja, com intenção de compra: 20,93% citaram que pretendem comprar brinquedos; já 26,33% citaram sapatos. Também aparecem como opções de presente: eletrodomésticos (6,97%), acessórios (6,63%), eletrônicos (6,25%), cosméticos (5,49%) e cama, mesa e banho (2,84%),

Dos entrevistados que demonstraram interesse em comprar brinquedos no Natal, 53,39% são trabalhadores formais registrados em carteira, 22,17% estão desempregados, 7,24% são aposentados, 5,44% responderam que são empresários e 11,76% são trabalhadores informais.

Ainda segundo a pesquisa da ACE, dos consumidores com intenção de compra de brinquedos no Natal, grande parte dos entrevistados (61,54%) prefere comprar em loja física, sendo que destes, aproximadamente 60% preferem pagar suas compras em dinheiro.

“Percebemos pelos dados da amostra que as classes C, D e E têm grande representatividade  para o comércio de rua da cidade e essas pessoas preferem utilizar o dinheiro em espécie para fazerem as suas compras”, afirma o presidente da Associação, Mark William Ormenese Monteiro.

Durante a pesquisa a ACE Jundiaí também ouviu 256 lojistas, que não demonstraram grandes expectativas em relação às vendas de fim de ano, citando que as vendas nas lojas físicas já aumentaram um pouco, mas apenas itens de baixo valor estão sendo comercializados e em torno de 40% dos consumidores ainda estão pesquisando o que irão comprar.

O presidente diz que a expectativa da entidade é a de que o cenário melhore.  “O Natal é a principal data para o varejo e esperamos um aumento de vendas nos próximos dias.”