Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Comércio de Jundiaí permanece fechado por mais dez dias

O comércio de atividades não essenciais ficará fechado por mais dez dias. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, em redes sociais, pelo prefeito Luiz Fernando Machado.

A expectativa de comerciantes era a de abrir os estabelecimentos de atividades não essenciais a partir do dia 8 de abril. Mas no pronunciamento o prefeito reforçou a necessidade do isolamento social para evitar o agravamento do pico da disseminação do coronovírus em São Paulo e nas cidades no entorno, entre elas, Jundiaí.

Segundo ele, a curva de infectados está subindo, com aumento em 129% no volume de internações nos hospitais, e a rede de saúde já usa 45% da capacidade dos leitos de UTI.  “Estamos prorrogando por no mínimo mais dez dias e este é um cenário provável. Podemos postergar ou antecipar, o que acho provável diante do fluxo de pessoas nas ruas e a possibilidade de termos um colapso no nosso sistema de saúde.”

O prefeito também anunciou a reorganização do calendário escolar da rede municipal. As escolas permanecem fechadas até o dia 20 de abril, com professores e alunos utilizando plataformas digitais. As férias de julho foram antecipadas para o período de 22 de abril a 3 de maio.

Outra medida anunciada foi a redução de salários para prefeito, vice-prefeito, gestores e gestores-adjuntos (redução de 30%), diretores (20%) e assessores em cargos de comissão em níveis DAC-4 (10%).

O presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha, que participou do pronunciamento do prefeito,  anunciou a redução de 30% dos salários de vereadores, diretores e cargos comissionados.

 

Foto: Arquivo/Divulgação Prefeitura de Jundiaí