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Confiança do consumidor paulista sobe 6 pontos

 A confiança do consumidor paulista atingiu 74 pontos em fevereiro, um aumento de seis pontos em relação a janeiro, segundo o Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). É o maior patamar registrado nos últimos 30 meses, ou seja, desde agosto de 2015, quando o indicador marcou 79 pontos.

“Depois de vivenciar o agravamento das crises econômica e política nos últimos três anos, o consumidor paulista começa a ficar mais confiante em 2018, influenciado principalmente pelo setor industrial, que tem apresentado crescimento consecutivo. Como São Paulo é o estado mais industrializado do País, sente mais a melhoria do setor”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para ele, outros fatores que puxaram a confiança do consumidor paulista são a gradativa recuperação do emprego, as quedas da inflação e dos juros e o aumento da massa salarial.

Por outro lado, Burti faz duas ressalvas. A primeira é que o IC-SP de fevereiro (74) está longe de chegar ao campo otimista (acima de 100 pontos) ― a última vez que isso aconteceu foi em março de 2015 (104 pontos). A segunda é que o cenário político inspira atenção. “As situações ou indefinições neste ano de eleição podem diminuir a confiança do consumidor paulista no futuro”, diz o presidente da ACSP.

A pesquisa abrange todo o território paulista e é realizada mensalmente pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas domiciliares. O IC-SP deste mês foi feito entre 1º e 16 de fevereiro. O índice varia entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo. A confiança do brasileiro, medida pelo Índice Nacional de Confiança (INC) da ACSP, marcou 77 pontos, mesmo resultado de janeiro.