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Copa do Mundo será positiva para o comércio brasileiro

A Copa do Mundo deve ser positiva para o varejo brasileiro. A expectativa é de crescimento, principalmente nos setores de eletroeletrônicos e de supermercados.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além do crescimento nas vendas de TV, o Mundial de Futebol pode influenciar as vendas de cerveja e salgadinhos. Bares, restaurantes, lojas de artigos esportivos e adereços também podem lucrar com o período.

“As vendas de televisores devem crescer e os supermercados também serão beneficiados porque as pessoas comprarão mais comida e bebida para assistir aos jogos com amigos e familiares. Então, cerveja, salgadinho, pipoca, carne para churrasco e similares tendem a ter um aumento forte no consumo ”, espera Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O presidente da ACSP ressalta que durante os jogos da seleção o movimento de clientes pode cair substancialmente, mas isso não representa necessariamente um prejuízo. “Como isso já é esperado, o consumidor se programa, ao antecipar ou postergar suas compras”, diz.  “É importante lembrar que os brasileiros continuam cautelosos, conforme mostra nosso Índice Nacional de Confiança. É claro que, se a seleção brasileira se sair bem, as pessoas vão se animar para comprar roupas e adereços nas cores verde e amarelo.”

Horário dos jogos

A Copa do Mundo é um evento esportivo que mobiliza quase 100% dos brasileiros.  Mas as datas de jogos do Mundial não são feriados e pela legislação trabalhista, as empresas não são obrigadas a dispensar os funcionários. O que vale, então, é a flexibilidade e o diálogo entre empresários e funcionários.

O vice-presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí, o advogado Mark William Ormense Monteiro, diz que os empresários devem fixar o horário de trabalho normal do empregado mas permitir que ele assista às transmissões dos jogos da Seleção Brasileira. “Temos que levar em consideração o apelo cultural que a Copa tem no país”, diz. “Se o empregador não vai dispensar, ele pode criar situações que permitam que seus funcionários assistam as partidas, disponibilizando telões ou TVs nos locais de trabalho.”

A abertura da Copa do Mundo na Rússia é no dia 14 de junho, às 12h (horário de Brasília) e o encerramento, em 15 de julho.   Os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase serão contra a Suíça, no dia 17 de junho, às 15h.  No dia 22 o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9h, e no 27 disputa contra a Sérvia, às 15h. Se o Brasil chegar à final da competição, jogará mais quatro dias.