Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Em pesquisa da ACE Jundiaí, empreendedores apontam suas lições aprendidas com a pandemia

Os impactos da pandemia provocada pela Covid-19 na economia mundial são incalculáveis. Ao fim da crise, no entanto, o corona vírus deixará muito mais do que prejuízo nas empresas. Além de alterar relações pessoais e comerciais, acelerar o uso de novas tecnologias e impulsionar tendências, o vírus ajudou a evidenciar algumas práticas importantes para a gestão dos negócios, apontadas durante pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí com empresas associadas.

Durante a pesquisa realizada com tomadores de decisão das áreas do comércio e prestação de serviços, os entrevistados responderam sobre quais lições a pandemia irá deixar.

As respostas são variadas e podem ser aplicadas tanto no ambiente corporativo quanto na vida pessoal.

“Estamos passando por uma pandemia e é inegável que se trata de um momento muito triste e desafiador para todos”, afirma o presidente, Mark William Ormenese Monteiro. “Mas, em situações de adversidades temos de “ver” a situação por diversos ângulos, descobrir o que há de positivo na dificuldade e aprender com o momento para não desistirmos no meio do caminho, aprendermos e acima de tudo, não repetirmos o mesmo erro na próxima crise.”

Fazer reserva financeira

Durante a crise os empreendedores mais prejudicados foram aqueles que não tinham capital de giro e a paralisação das atividades afetou diretamente o caixa dos negócios. Segundo a pesquisa da ACE, organizada pelo cientista de dados Artur Marques, a crise deixou como lição para os entrevistados a necessidade de redução de custos, de ter uma reserva de emergência para momentos de dificuldade, evitar dívidas ou fazê-las de maneira inteligente e sustentável e ter um olhar atento para o modelo de negócio, estratégia de vendas e finanças.

Investir no digital

A pandemia antecipou a transformação digital nas empresas e mostrou que o investimento em tecnologia não é modismo e sim necessidade. Entre as lições apontadas, os entrevistados citaram que é preciso repensar a organização e os processos das empresas, que devem se adaptar à nova realidade digital.

Apostar na inovação

Os empresários que mais se destacaram na pandemia foram aqueles que inovaram. E a necessidade de inovação foi uma das lições aprendidas neste período, segundo a pesquisa da ACE Jundiaí. Os entrevistados citaram a importância de mudar a mentalidade do “nunca vou precisar disso” e enxergar o que o mercado oferece para melhorar a sua empresa. Necessidade de reinventar o atendimento, ver as coisas em outros aspectos, fazer cursos para se atualizar e deixar o comodismo de lado foram outras lições aprendidas e citadas na pesquisa.

Empatia é a palavra do momento

No levantamento da ACE Jundiaí uma das lições apontadas pelos participantes que gerou muita reflexão foi a empatia. Os entrevistados disseram que com a pandemia, entenderam a importância de ter mais paciência e tolerância com o cliente, assim como reconhecer a necessidade de ajustar a “rota” para atingir o objetivo.

Dividir experiências

Outra lição aprendida foi a necessidade da troca de experiências. Entrevistados citaram a importância da união em momentos como o da pandemia, de fazer parcerias estratégicas e conversar com outros empresários para a troca de experiências.

A pesquisa da ACE Jundiaí foi realizada com associados dos segmentos do comércio e prestadores de serviço, com faturamento médio entre R$ 5 mil e R$ 100 mil.

Foto: Divulgação/Pexels/Norma Mortenson