Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Em um ano, 46 câmeras estão interligadas ao Sistema Detecta

 Em um ano de assinatura do Acordo de Cooperação Detecta entre Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACEJ) e Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), completado nesta quinta (2), 46 câmeras de monitoramento já funcionam no município. A meta dos envolvidos no projeto é ter  300 equipamentos interligadas ao sistema.

Diferente de radares, que aplicam multas de trânsito, essas câmeras interligadas ao Detecta apenas registram, em questão de segundos, as passagens no sistema e consultam o banco de dados criminal do Estado.  “O objetivo deste projeto é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas”, explica o empresário Danilo D’Angelo, conselheiro da ACE Jundiaí e um dos articulares para a implantação na cidade. “Estas câmeras devem ser entendidas como um complemento aos sistemas particulares de monitoramento existentes.”

As câmeras do Detecta têm capacidade para capturar três placas por segundo. Juntos, os 46 equipamentos fazem mais de seis milhões de leituras de placas no mês.

Os equipamentos estão instalados em diferentes pontos do município, conforme orientação das forças policiais. Nas leituras em que o veículo apresenta alguma irregularidade registrada no banco de dados do Detecta, imediatamente o sistema avisa as viaturas da Polícia Militar da região. “Este é um projeto que vem dando muito certo. Adotamos um modelo de integração das forças públicas de segurança com a sociedade civil e isso permite que a população contribua adquirindo equipamentos ou cedendo imagens das câmeras existentes. Quanto mais câmeras ligadas ao Sistema, melhor para a segurança do município.”

Pelo convênio da ACE assinado com a Secretaria de Segurança Pública, empresas, condomínios, centros comerciais e até pessoas físicas podem participar do projeto. No modelo de integração adotado no Município, existe também a interligação do Sistema OCR da Guarda Municipal.

Outras informações podem ser obtidas na ACE, pelo telefone (11) 3308-4328.