Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Exposição no Solar do Barão ressalta a cultura alagoana

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebe, até o dia 24 de novembro, a exposição “Alagoas: linguagens, artes e cores”, com obras de mais de 100 artistas de todo o Estado.

Compõem a exposição esculturas em madeira, fotografias, acervo de cultura popular, além de homenagens a figuras alagoanas ilustres, como Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e Nise da Silveira, e ambientes destinados à cultura Zumbi e quilombola e à cultura de quatro etnias indígenas do Estado. Ao longo do período de exposição também estão programadas intervenções artísticas, como apresentações musicais.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, explica que a exposição marca diversas estreias. “Jundiaí será o primeiro Município por onde a exposição irá passar”, afirma. “Durante o período de exposição, vamos integrar aspectos da cultura alagoana a atividades da agenda cultural, como o Domingo no Parque de 03 de novembro e o Festival de Curtas entre os dias 8 e 10 de novembro.”

A abertura da exposição marca também a estreia das novas estantes expositivas do Museu e a abertura de novas salas expositivas, em ambientes até então restritos ao acesso dos visitantes. Também os jardins do Solar terão novidades. Uma delas é uma casa na árvore com parede de escalada e uma ponte e o início das instalações de totens suspensos com as fotos e informações sobre dezenas de pássaros que, ao longo do ano, frequentam os jardins.

Junto às instalações de cada figura haverá um QR code, que, lido por meio de smartphones, reproduz o canto do respectivo pássaro.  “Esta é mais uma iniciativa concreta da Prefeitura pelo programa ‘Cidade das Crianças’. Pensamos em como os jardins do Museu devem atrair os olhares das crianças e como seu ambiente deve ser atrativo e instigue a brincadeira. Por isso, a casa na árvore dará às crianças uma vista privilegiada dos jardins, tornando-os ainda mais acolhedores.”

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Os jardins permanecem abertos inclusive às segundas-feiras, também das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.