Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Frente fria anima comerciantes de Jundiaí

A frente fria que derrubou as temperaturas em várias regiões do País, inclusive no Estado de São Paulo, animou lojistas de Jundiaí. Os dias mais frios aumentaram a expectativa de vendas das peças do estoque da coleção de inverno.

A gerente da loja Dorinhos, Suelen Machado, aguardava as temperaturas mais amenas para vender a coleção de inverno adquirida este ano. “Os dias mais frios sempre tendem a ser melhores e acabamos vendendo mais”, conta. “Para atrair os clientes, colocamos as peças em promoção.”

A comerciante Edite Oliveira Lins e Macedo, da Edite Modas, conta que não fez grande investimento na coleção de inverno por conta da determinação do Governo do Estado de fechamento das lojas devido à pandemia, e seu estoque ainda tinha peças da coleção passada. “Estavam paradas nas prateleiras por conta do calor que fez este ano”, diz. “Eu estava aguardando o frio chegar para vender.”

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, diz que duas situações atrapalharam as vendas do comércio neste ano: o fechamento das lojas físicas mas também o calor, que ficou mais tempo do que o esperado. “Com a abertura do comércio na fase laranja, em junho, muitas lojas aproveitaram para antecipar liquidações de inverno por conta dos dias mais quentes..”

Foi o que aconteceu com a comerciante Silvia Letícia Braz, da Salto Afiado. Ela colocou em promoção mais de 30 pares de botas antes mesmo de o município avançar para a fase amarela do Plano SP. “Fiz minhas vendas pelas mídias sociais e whatsApp”, conta. “Tive um bom resultado.”

A expectativa dos lojistas agora é que o governo municipal aplique a medida anunciada pelo Governo do Estado para que todas as atividades permitidas na fase amarela do Plano São Paulo possam funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviço.

A medida passa a valer a partir de sexta-feira (21) e é válida para todos os setores, como shoppings, comércio, serviço, salões de beleza e barbearia, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais. Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de oito horas diárias.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí afirma que ainda avalia a medida do Estado para publicar decreto com orientações sobre a ampliação de horário de funcionamento de comércios de rua e shoppings.