Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Gestão humana é desafio constante para empresários

A gestão humana na área comercial é um dos principais desafios nas empresas e a liderança tem papel fundamental para extrair os melhores resultados de sua equipe.

E como fazer isso? Segundo o diretor de negócios Murilo Bronzeri, que está coordenando o programa Revolução ACE, primeiramente é necessário fazer um diagnóstico da equipe comercial e das pessoas que integram a área.

Segundo ele, a área comercial deve ser comparada a um time de futebol: “o centroavante é a área comercial da empresa e a equipe precisa se sentir como o atacante”, disse durante encontro com empresários de diferentes setores realizado na sede da ACE.

Murilo, que possui 25 anos de experiência no mercado, afirmou que neste diagnóstico é preciso mapear três características essenciais para uma equipe comercial puro sangue: competitividade, ambição e motivação. “Se tiver estes três pontos na gestão humana, é muito maior a chance de você aumentar metas e vendas da sua empresa.”

A competividade deve fazer parte da área comercial assim como faz parte na vida pessoal do funcionário, seja no futebol ou no jogo de truco. “Porque seu funcionário não traz esta competitividade para a sua empresa?”, questionou.  “Precisamos olhar o desempenho das pessoas. Vejo funcionários que não cumprem metas e riem.”

Murilo afirmou que a gestão deve trabalhar o engajamento dos funcionários, que precisam ter a visão macro do negócio. Segundo ele, a área comercial faz parte de um macrosistema e deve perceber que quando não bate a meta, a empresa também não bate. “Com isso a economia não gira. Aí o funcionário começa a perceber que ele também é importante.”

Outro papel da liderança é despertar a motivação na equipe, ou seja, dar um motivo para a ação. É fazer a equipe querer mais, ter desejo de conquistar um sonho. É treinar a mente para querer outro resultado.  “Este é um trabalho de educação constante: descubra qual é o sonho do seu funcionário, qual motivo ele tem para fazer diferente em 2019?”

E a ambição fecha o ciclo: é a vontade da equipe em cumprir o que colocou como meta, a vontade de realizar o sonho de querer mais. “Precisamos estar ambiciosos para conquistar metas. Faça as contas e mostre ao seu funcionário o quanto ele está deixando de ganhar se não cumprir a meta.”

O empresário Samuel Santos, da Vai de Van, se identificou com vários pontos abordados por Murilo no encontro de vendas, entre eles, como mostrar ao funcionário e/ou cliente a diferença entre valor do produto e custo e benefício. “Foi um encontro muito bom. Acredito que 70% dos empresários não sabe, na prática, fazer o que ele orientou.”

Emerson Renato Adorno, da loja K-ramelo, também aprovou a maneira como Murilo abordou o tema durante o encontro na ACE Jundiaí. “Ele abordou assuntos que serve tanto para colaboradores quanto para os empresários, conseguiu fazer a ponte da conscientização.”