Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Grupo treina cães para resgate de perdidos e suspeitos de crimes

Profissionais das áreas de segurança do município e de outras cidades do país participarão do 3º Módulo de Mantrailing, que ocorrerá de sexta a domingo, com realização do Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista (GBR-Sul Paulista).

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí apoia a ação, que treinará cães, condutores, backups (cangas) e futuros instrutores para auxiliar nas buscas de pessoas em qualquer condição em que seja possível a operação com cães. “O apoio de cão farejador em ações policiais é fundamental não só na busca de perdidos e desaparecidos, mas também de suspeitos de crimes”, explica o presidente da ACE,Mark William Ormenese Monteiro. “Por isso é importante a qualificação de profissionais para que possam apoiar as forças de segurança.”

A técnica mantrailing é baseada na habilidade de cães em distinguir odores específicos. Foi usada em casos que ficaram conhecidos, como o ocorrido em março do ano passado, quando a menina Lara Maria de Oliveira Nascimento desapareceu na região de Botujuru, em Campo Limpo Paulista, e o corpo foi encontrado em uma área de mata três dias depois.

Um cão farejador também foi usado nas buscas de Juliana Souza de Oliveira, de 27 anos, que desapareceu em Campo Limpo Paulista após sair de casa para fazer exame de sangue. Neste caso, quem apoiou a polícia foi a cadela Live, da raça bloodhound, que compõe um grupo de cães certificados para o trabalho de buscas a pessoas desaparecidas.

Durante este final de semana de treinamento em Jundiaí, os participantes farão atividades práticas e teóricas. O grupo vai simular três situações de pessoas desaparecidas e uma delas será em frente à Catedral, no Centro, no domingo, a partir das 8h, com participação de cães de mantrailing.

As atividades serão conduzidas por Ana Beatriz Mincarelli Albernaz, fundadora e coordenadora do GBR-Sul Paulista, que já cursou seminários de mantrailing na Virginia, nos Estados Unidos, e na Bavária, na Alemanha.

Estarão presente nesse módulo profissionais de Jundiaí, São Roque, Atibaia, Itu, Salto, Belo Horizonte, Embu das Artes, Itapira e Araçoiaba da Serra.  Todos os envolvidos participarão deste treinamento de forma voluntária, para se desenvolverem na atividade de mantrailing e assim apoiarem o trabalho de órgãos públicos e das forças policiais.

 

Foto: Divulgação