Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Novo sistema de Zona Azul começa a funcionar no Centro de Jundiaí

Desde 26 de dezembro, o sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo) de Jundiaí está passando por mudanças para agilizar o processo e otimizar o tempo dos condutores. As principais alterações incluem a instalação de 80 novos parquímetros, videomonitoramento com processo totalmente online e novas formas de pagamento, como PIX.

A empresa Autoparque, responsável pelo novo contrato de licitação feito pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, da Prefeitura de Jundiaí, modernizou o sistema para oferecer mais praticidade aos motoristas.  As alterações foram iniciadas na região Central, onde estão sendo instalados parquímetros mais modernos, que aceitam, além das moedas, pagamento com cartão de crédito, débito e PIX.  A transição será feita de forma gradativa até atingir demais bairros da cidade, totalizando 80 novos parquímetros. Haverá pontos de venda em determinados comércios da cidade.

A Autoparque explica que tudo será digital. Para regularizar o veículo no momento de estacionar, basta digitar o número da placa no parquímetro e efetuar o pagamento da tarifa referente ao tempo selecionado na máquina. Para facilitar ainda mais a vida dos usuários, as placas de sinalização vertical têm os QR Codes  do PIX e do aplicativo (APP) Autoparque Pay.  

Este APP é moderno, intuitivo e seguro. A plataforma, assim como as máquinas, aceitará pagamento com cartão de crédito, débito e PIX. O mesmo aplicativo possibilita ao usuário visualizar quantas vagas estão disponíveis em uma região específica, em tempo real. Tal informação é transmitida por meio de sensores instalados no solo.

Outra novidade é a fiscalização por videomonitoramento, feita por veículos 100% elétricos e equipados com câmeras de leitura de placas por OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Além dos automóveis, profissionais treinados também estarão nas ruas reforçando a fiscalização.

O Digipare, aplicativo atual, será aceito por 90 dias a contar de 26/12/2024. Após essa data os usuários que ainda possuírem crédito em suas contas no Digipare poderão solicitar o estorno do saldo remanescente pelo e-mail: estorno@digipare.com.br.

A cobrança do estacionamento rotativo continuará a ser feita no mesmo período: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 13h. A autuação feita a quem estacionar sem o pagamento da tarifa será de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (multa grave).

Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato com o e-mail: sac@autoparquebrasil.com.br ou pelo telefone (11) 4522-3200.