Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Observatório Social apresenta 4º Relatório de Atividades

O Observatório Social de Jundiaí, com apoio da ADEJ – Agência de Desenvolvimento de Jundiaí e Região, realizou na segunda-feira (24), no auditório do Colégio Divino Salvador, o 4º Encontro de Transparência e Controle Social. O evento contou com a presença de nove dos 13 candidatos a deputado federal da região.

Durante o Encontro foi apresentado o 4º Relatório Quadrimestral de Atividades do Observatório, no qual foram destaque as atividades realizadas no projeto “De Olho na Merenda” e o acompanhamento dos contratos de obras da Saúde. Também foi apresentada a Campanha Unidos Contra a Corrupção – Novas Medidas, que trabalha para se tornar a maior mobilização cidadã contra a corrupção da história brasileira.

Entre outros assuntos, o Relatório Quadrimestral mostra que a equipe do Observatório acompanhou, de maio a agosto de 2018, 38 licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Jundiaí (PMJ), que representam um total de aproximadamente R$ 80 milhões. Foram também acompanhadas 11 entregas de produtos no Almoxarifado Central (avenida 14 de Dezembro) e foi verificado que a qualidade, quantidade e validade dos produtos eram compatíveis com o edital da licitação.

Outras informações sobre o 4º Relatório Quadrimestral de Atividades do Observatório Social de Jundiaí estão disponíveis no link: http://jundiai.osbrasil.org.br/wp-content/uploads/sites/83/2018/09/4%C2%BA-Relat%C3%B3rio-Quadrimestral-final.pdf

 

Participação de candidatos a deputados

Durante o Encontro os candidatos a deputado federal  tiveram dois minutos para se manifestar acerca das Novas Medidas Contra a Corrupção, e mais dois minutos para apresentar propostas de ação pertinentes à aglomeração urbana de Jundiaí.

Estiveram presentes os candidatos: Edney Benedito Sampaio Duarte, Professor Eduardo Tadeu, Gerson Sartori, Glauco Gobbi, Marcelo Gastaldo, Miguel Haddad, Sulinar Quebra Panela, Thayrine da Juventude e Waldemar Cabelo.

Não compareceram: Mariana Janeiro, Dr. Cláudio Miranda, Luciana Enfermeira e Rapadura. O candidato Miguel Haddad compareceu apenas na primeira parte do evento e foi embora antes do final, devido a compromissos já assumidos.

Em suas falas os candidatos presentes se comprometeram com as Novas Medidas Contra a Corrupção e o Observatório Social de Jundiaí reforçou que continuará acompanhando os eleitos para garantir que as 70 propostas sejam levadas ao debate no Congresso Nacional a partir de 2019.

Segundo o vice-presidente do Observatório Social de Jundiaí, Erico Traldi Bezerra, num momento em que o foco das atenções tem sido para a disputa ao cargo de presidente da República, o evento foi oportuno para a população conhecer os candidatos da região. “Eles terão papel importantíssimo em apresentar e aprovar reformas sistêmicas no país, especialmente no que diz respeito ao combate à corrupção.”

Campanha Unidos Contra a Corrupção  

Realizada por uma coalizão de organizações e movimentos sociais apartidários e com histórico de combate à corrupção no país, é liderada por um comitê gestor formado por Contas Abertas, Instituto Cidade Democrática, Instituto Ethos, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral-MCCE, Observatório Social do Brasil e Transparência Internacional – Brasil. Trabalha para se tornar a maior mobilização cidadã contra a corrupção da história brasileira. A proposta é atuar para que as Novas Medidas estejam no debate eleitoral deste ano e que cheguem ao novo Congresso Nacional como pauta prioritária em 2019.

Sobre as Novas Medidas

Coordenadas pela Transparência Internacional e pelas Escolas de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), e com a participação de diversas instituições e pessoas de diferentes formações e matizes ideológicas, as #NovasMedidas contra a Corrupção têm o propósito de oferecer uma resposta sistêmica à corrupção no Brasil. As 70 propostas legislativas – projetos de lei, propostas de emenda constitucional e resoluções, divididas em 12 blocos temáticos – são o resultado final de um amplo processo de construção coletiva que ocorreu entre 2017 e 2018.

Elaborado a partir das melhores soluções desenvolvidas e implementadas no Brasil e no mundo, o projeto consultou 373 instituições brasileiras. Foi redigido e revisado por mais de 200 especialistas. Na etapa final de consulta direta à população, através da plataforma Wikilegis, contou com a participação ativa de 912 usuários cadastrados, que fizeram 379 sugestões às Novas Medidas.

Para saber mais sobre a Campanha Unidos Contra a Corrupção e saber quais são os candidatos que se comprometeram com as Novas Medidas acesse: https://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/