Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Observatório Social divulga o 5º Relatório Quadrimestral

O Observatório Social de Jundiaí realizou no último dia 18, no auditório da Fatec – Deputado Ary Fossen, o 5º Encontro de Transparência e Controle Social. O evento contou com a presença da gerente de projeto da Transparência Brasil, Bianca Vaz Mondo, que apresentou o projeto “Obra Transparente”.

Durante o Encontro foi apresentado o 5º Relatório Quadrimestral, com as atividades realizadas pela entidade nos meses de setembro a dezembro de 2018. Um dos destaques foi o trabalho realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União, no qual 60 Observatórios Sociais analisaram como os municípios realizam a gestão de contratações, e se atendem aos requisitos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Jundiaí foi apontada como uma das cinco cidades em que o Serviço de Atendimento ao Cidadão funciona de maneira satisfatória. Mas segundo o relatório do TCU, quanto às contratações ainda se encontra em estágio inicial no amadurecimento de gestão e governança de aquisições, quando comparado no âmbito federal.

Também foi divulgada a abertura da consulta pública pela plataforma Empurrando Juntos, do Projeto De Olho na Câmara – Metas para o Legislativo. É a oportunidade de ouvir as propostas dos cidadãos para tornar o Legislativo municipal mais transparente, eficiente e participativo.https://www.ejplatform.org/osbjundiai/conversations/deolhonacamara/

Entre outros assuntos, o Relatório Quadrimestral mostra que a equipe acompanhou, de setembro a dezembro de 2018, 16 licitações realizadas pela Prefeitura Municipal de Jundiaí (PMJ), que representam um total de aproximadamente R$ 1 milhão.

A convidada Bianca Vaz Mondo, da Transparência Brasil, apresentou os resultados do monitoramento de 135 obras de creches e escolas de 21 municípios. O projeto realizado em parceria com o Observatório Social do Brasil apontou que apenas 14% das obras foram entregues, e apenas uma delas dentro do prazo. O relatório mostra que as paralisações e atrasos nas obras são frequentes e as possíveis causas seriam a falta de planejamento e fiscalização.

Estes resultados são compatíveis com os apontamentos feitos pela equipe do Observatório Social de Jundiaí, sediada na Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), no acompanhamento de seis obras da saúde.

Dessas apenas duas foram entregues após sofrerem aditivos no valor inicial da obra (UBS Vila Maringá e Jardim Tulipas), duas estão paralisadas desde 2015 (UPA Vila Progresso e Ponte São João) e duas foram cancelas (UBS Jardim do Lago e Centro de Especialidades Odontológicas).

Outras informações sobre o 5º Relatório Quadrimestral de Atividades do Observatório Social de Jundiaí estão disponíveis no link: http://prezi.com/cgo6fm-st7yd/?utm_campaign=share&utm_medium=copy