Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Palestrante ressalta o potencial de Jundiaí para o crescimento do mercado exterior

DSC_0281

 

Solidez macroeconômica, estabilidade política e social e infraestrutura portuária moderna são algumas vantagens para os empresários que exportam para o Uruguai. Este assunto foi tema da palestra realizada no auditório da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) na noite desta terça-feira, pelo advogado e conferencista Federico Soneira Williamson.

Além de empresários de diferentes áreas, o evento contou com a presença do gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante, do assessor especial para Assuntos de Segurança Pública, Luiz Eduardo Muñoz, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e do gerente do Sebrae Jundiaí, Thiago Alexandre Brandão Farias.

Na ocasião, Federico apresentou alternativas e ferramentas para a realização do comércio bilateral e ressaltou o grande potencial de Jundiaí para o crescimento do mercado exterior, em razão de seu parque industrial, com suas empresas de logística, a boa malha viária e a proximidade com portos e aeroportos. “As poucas vezes que estive em Jundiaí percebi que a região tem muita chance de prosperar”, disse.

Federico ressaltou a importância do apoio da Plataforma de Desenvolvimento Econômico para aumentar a competitividade entre as empresas e para a geração de novos empregos no município. “Percebi que a ACE pode ser um braço de desenvolvimento da Prefeitura junto à Secretaria.”

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Messias Mercadante, elogiou a iniciativa da ACE para estimular a integração efetiva entre empresários brasileiros e uruguaios. “Estas iniciativas permitem avançar para o mercado de livre comércio e crescimento auto-sustentável.”

E é justamente este o interesse da ACE: proporcionar a integração entre os dois países e estimular a realização de negócios bilaterais. “O mundo inteiro utiliza a plataforma de negócios do Uruguai. Por que nós, brasileiros, não podemos investir no país vizinho?”, perguntou o presidente interino da ACE Jundiaí, Dirceu Cardoso.

 

Novos negócios

A palestra na ACE já rendeu possibilidades de novos negócios. Em sua passagem por Jundiaí, Federico, que é sócio-diretor do Estudio Soneira & Asociados, com sede em Montevideu, reuniu-se com diretores de três empresas do município, que já agendaram visitas ao Uruguai para os próximos dias.

Um deles é Cismar Rodrigues, diretor da Mundi Sublimação. Segundo ele, há cinco anos enfrenta dificuldades para a liberação de mercadorias por imputações do governo e as ferramentas oferecidas pelo Estudio Soneira irão ajudá-lo nas futuras negociações. “Com o documento do Mercosul não tem discussão na Alfândega, não vou pagar imposto de importação por ser do Uruguai”, disse.

Para estimular esta integração, a ACE está montando uma delegação de empresários de Jundiaí e região para conhecer, em agosto, a infra-estrutura e todas as vantagens de se investir no Uruguai. No roteiro da visita serão incluídas visitas técnicas e gastronômicas.

Outras dúvidas referentes ao mercado podem ser acessadas no site do Estudio Soneira (www.estudiosoneira.com). O escritório é especializado em auxiliar as empresas em operações de comércio exterior em geral, bem como fornecer todas as informações necessárias e apresentar diferentes alternativas de entrada de produtos e serviços no Uruguai.

 

DSC_0298

DSC_0313

DSC_0296