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Pesquisa aponta aumento de até 5% de vendas para o Dia das Mães

As vendas do Dia das Mães, a segunda melhor data comemorativa do ano para o varejo (perde apenas para o Natal), devem crescer até 5% de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí em parceria com a empresa Noonly.

Para chegar a este percentual, a ACE realizou pesquisa com consumidores nos dias 23, 25, 26 e 27 de abril nas principais ruas do Centro, Ponte São João, Vila Arens e região do Maxi Shopping. Dos 400 entrevistados, 46,5% pretendem comprar presentes e 7,75% já compraram.

O presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro, diz que o ano de 2022 é o primeiro de estabilidade do comércio após os fechamentos das lojas em 2020 e 2021 causados pela COVID-19.

Por este motivo, a projeção de crescimento de até 5% nas vendas é um comparativo com o Dia das Mães de 2019.  “Os dois últimos anos foram atípicos por conta da pandemia”, explica. “ “Se compararmos 2022 com 2021, teremos uma queda nas vendas de aproximadamente 7,6%. Mas é importante reforçar que o número de vendas do ano passado foi inflado pela reabertura do comércio após um mês de restrição, causando uma ‘demanda reprimida’ que ocasionou aumentos repentinos nas vendas que não devem se repetir em 2022.”

Na comparação de 2022 com 2020, as vendas terão um aumento de 10%. “Novamente é um número inflado: em 2020 o comércio ficou fechado no mês de maio.”

Pela pesquisa realizada pela Associação Comercial, a maioria dos entrevistados pretende comprar apenas um presente e o tíquete médio deve girar em torno de R$ 100.

A indecisão também marca a data. Pelo levantamento da ACE, uma a cada três pessoas ainda não sabe o que comprar para o Dia das Mães.

Entre os que já se decidiram pelo presente, os destaques são para roupas (18,6%), perfumaria (15,7%) e calçados (10,8%).

Horário estendido: Por conta do Dia das Mães, no sábado (7/5) o comércio funcionará até as 18h.