Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Vendas de Natal crescem 7% em Jundiaí

Pesquisa realizada pelo Sincomercio Jundiaí e Região nesta terça-feira (26), após as vendas de Natal no comércio varejista das cidades representadas pela entidade (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Jarinu), aponta um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o tíquete-médio dos presentes de Natal ficaram entre R$ 100 e R$ 150 para 28% dos entrevistados. Foram consultados lojistas do Centro, bairros e shoppings, dos segmentos de roupas, calçados e magazines.

De acordo com a pesquisa, 35,5% dos comerciantes classificaram as vendas de Natal com melhor desempenho do que no ano passado. Esse resultado é atribuído ao início da recuperação da economia e à maior confiança do consumidor e do empresariado no geral. Para 78,4% dos entrevistados, 2018 deve superar o crescimento de 2017, enquanto 13,7% acreditam que 2018 vai manter o ritmo de 2017 e apenas 7,8% sinalizam nenhuma perspectiva de crescimento para o próximo ano.

“Se considerarmos que estamos em um ano de recuperação da economia, este crescimento de 7% nas vendas, conforme previsão anterior, é muito bom. Jundiaí e as cidades da Região mostram a força do comércio local e o prestígio do consumidor ao adquirir produtos de qualidade no segmento varejista”, justifica Edison Maltoni, presidente do Sincomercio.

Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACEJ), Elton Monteiro, este aumento apontado na pesquisa do Sincomércio está dentro das expectativas para o período. “Apesar da base fraca de comparação, já é um crescimento satisfatório. Demonstra que as pessoas estão voltando a comprar e estão mais confiantes na economia do País.”

A pesquisa ainda mostra que 45,5% dos entrevistados contrataram empregados temporários para o período de Natal e 22,9% devem ser efetivados.

Dados nacionais

De acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), apenas o período do Natal movimentou R$ 51,2 bilhões em vendas no País, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. Já a Serasa Experian divulgou uma alta de 5,6% nas vendas entre os dias 18 e 24 de dezembro, se comparado ao mesmo período de 2016.