Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Pesquisa aponta melhora nas vendas no comércio mês de agosto

As vendas no comércio de Jundiaí durante o mês de agosto tiveram um desempenho positivo em relação ao mesmo período de 2021.

Alguns fatores, entre eles as vendas do Dia dos Pais, podem ter contribuído para o resultado. Um dos pontos observados, segundo levantamento feito pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, em parceria com a empresa Noonly, é a melhora na economia, como a prévia da inflação para o mês de julho, segundo o IBGE, ser de 0,13%. Outro fator foi o início do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 para parte da população, além da redução no preço da gasolina e na queda do desemprego, inclusive em Jundiaí, que há sete meses vem se mantendo com saldo positivo na geração de empregos.

Levantamento realizado após a data pelo Instituto de Dados apontou que 38,7% dos entrevistados sentiram aumento de vendas no período, ou seja, 4 em cada 10 pessoas. “O cenário é um pouco melhor do que o apontado na pesquisa realizada com consumidores dias antes da data, quando 3 em cada 10 pessoas iriam fazer compras; ”, diz o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.

Neste levantamento, 74,2% dos comerciantes associados que foram entrevistados acreditam que o aumento se se deu por conta do Dia dos Pais e 50% acreditam que a data comemorativa foi melhor do que foram as vendas no mesmo período de 2021; e 33,75% acreditam que 2022 foi melhor do que 2019 (último antes da pandemia);

A pesquisa confirmou que roupas foi o presente mais vendido na data. Pelo levantamento realizado com os comerciantes, 33,75% citaram este item, seguido por acessórios (joias, bijuterias, relógios, óculos e etc.). “Nesta pesquisa pós a data, as pessoas também citaram “comidas”, ou seja, houve um movimento significativo em supermercados por conta das pessoas que optaram pela comemoração com um almoço ou jantar em casa, como já havíamos levantado na nossa pesquisa anterior à data.”