Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Sustentabilidade nos negócios ganha força

Março é o mês de comemoração do Dia Mundial da Água, uma data dedicada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este bem natural. É uma boa oportunidade para todos refletirem o que estão fazendo para preservar a água o ano todo.

A crise hídrica que assolou o Estado de São Paulo entre 2014 e 2015 provou que a água potável pode acabar, sim. E se as pessoas não tomarem consciência sobre a importância do uso racional, isso vai acontecer num futuro bem próximo!

A gestora ambiental Merilyn Gabriele Cabral, da Sintropia Ambiental, diz que esta data é importante para gerar discussões sobre a preservação deste bem, que é finito e cada vez mais disputado. “Mas é importante pensarmos no meio ambiente como um todo, tema pautado há anos. “Metas são criadas, manuais de boas práticas são disponibilizados e leis são aplicadas para defender, proteger e evitar condições e resultados não desejados.”

Segundo ela, olhando esse contexto, empresas enxergaram a oportunidade de crescer no mercado e ganhar visibilidade em outros. A sustentabilidade nos negócios ganhou força e a sociedade conta com o marketing verde, uma ferramenta que permite aos empresários atuarem não só em um novo nicho de mercado, mas também ver resultados com a economia de gastos com matéria-prima.

Os clientes estão cada vez mais atuantes quando o assunto é meio ambiente e as empresas que fazem a gestão ambiental de seus espaços, geram benefícios para o ambiente e, consequentemente, para a sociedade como um todo, são mais atraentes aos olhos dos consumidores e investidores. “Para os negócios, a premissa sustentabilidade está cada vez mais presente e o consumo consciente também já atinge os consumidores”, afirma. “Estamos em constante evolução e poupar recursos no empreendimento, optando por uma gestão ambiental garante o sucesso futuro.”