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Três erros na gestão do varejo que você não pode cometer

Não é de hoje que os varejistas gastam tempo e dinheiro em estratégias para aumentar as vendas e o faturamento. Mas nem sempre vender mais é a solução para os bom resultado dos negócios.

Ao contrário, pode ser um tiro no pé. “De que adianta vender mais se o estabelecimento não tem formação de preço adequada para o mix de produtos, com controle de estoque adequado à realidade do negócio e indicadores de desempenho definidos?”, questiona o consultor do Sebrae, Tiago Antunes. “Este é o maior erro do varejista, ele enxerga apenas o resultado do caixa no fim do período e tem dificuldades fazer o seu diagnóstico para identificar onde estão as fraquezas.”

Segundo ele, boa parte dos empresários trabalha muito e não enxerga resultado no caixa porque o problema pode estar na estrutura interna do negócio, seja na má aplicação do recurso financeiro, humano ou de materiais. Neste caso, aumentar o volume de vendas dificilmente vai influenciar positivamente o resultado financeiro. “O ideal é aplicar estratégias para identificar os pontos de ineficiência, trabalhar para tornar o processo mais produtivo e assim estimular o mercado a comprar mais.”

Há vários erros de gestão cometidos por varejistas. Ele lista três que podem interferir nos resultados:

 

Falta de controle de estoque

Este é um erro que pode causar sérios prejuízos, seja pela perda de vendas por falta de mercadoria ou pelo excesso de produto parado nas prateleiras. É preciso ter indicadores de acompanhamento que apontam os produtos com mais ou menos saída.

 Falta de acompanhamento das finanças

O varejista deve acompanhar o fluxo de caixa diariamente e nunca misturar dinheiro da empresa com dinheiro pessoal. É importante controlar a movimentação financeira da empresa, considerando valores de entrada e de saída. Somente com este controle é possível mensurar se as receitas estão maiores do que os gastos.

Falta de análise da eficácia dos produtos

Um dos erros cometidos pelos varejistas é não acompanhar a eficácia dos produtos e não saber qual tem mais ou menos procura pelos clientes. Esta análise ajuda nos pedidos futuros e evita a compra de produtos com pouca saída.

Quem quiser mais informações de como aplicar as melhores estratégias no varejo pode participar do “Programa de Aperfeiçoamento em Gestão: Foco na Eficiência do seu Negócio”, que será realizado pelo Sebrae na Escola de Negócios da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí) nos dias 17, 18 e 19 de julho, das 8h às 17h.

Neste módulo, segundo Tiago, o varejista vai aprender a “organizar a casa” com oficinas que ensinam a definição de metas e indicadores, apresentam ferramentas de acompanhamento de estoques e mostram outras técnicas operacionais e de planejamento. “Primeiro é preciso estruturar o negócio para torná-lo mais eficiente para somente depois explorar as técnicas para aumentar as vendas.”

Para esta etapa de estímulo de vendas a Escola de Negócios oferece, também em parceria com o Sebrae, o “Programa de Aperfeiçoamento em Gestão: Foco no Mercado”, nos dias 23, 24 e 25 de julho, das 8h às 17h, e dia 26 de julho, das 8h às 12h. Neste módulo o varejista vai aprender a estruturar seu processo de vendas, passando pela formação da equipe e qualificação até a fidelização dos clientes e pós-venda. O programa mostra também os benefícios da gestão estratégica de vendas para melhorar o relacionamento com os clientes, além de  técnicas de vitrinismo e exposição de produtos.

Os dois programas têm valor especial para associados da ACE. Os interessados podem fazer inscrição pelos links:

Foco na eficiência: http://www.acejundiai.com.br/cursos-e-eventos/programa-de-aperfeicoamento-em-gestao-foco-na-eficiencia-do-seu-negocio/

Aperfeiçoamento de gestão: http://www.acejundiai.com.br/cursos-e-eventos/programa-de-aperfeicoamento-em-gestao-foco-no-mercado/

 

 Crédito foto: Freepik