Notícias

Fique por dentro do que acontece em nossa entidade, no Brasil e no mundo.

Foto ilustrativa

Varejo pode ajudar na prevenção do câncer de mama

De empresas de seguros e bancos a marcas de lingerie. É cada vez maior o engajamento de empresas de diversos setores na campanha Outubro Rosa, em prol da prevenção do câncer de mama.

A companhia aérea Azul, por exemplo, durante alguns anos colocou no ar aeronaves com pintura rosa e mudou o uniforme da tripulação. Já a Bombril realizou, em 2013, a campanha Pense Rosa e substitui a tradicional faixa vermelha de suas embalagens de palha de aço pela cor rosa. Também colocou explicações sobre a importância da prevenção.

Campanhas deste porte envolvem planejamento antecipado e grandes investimentos. Mas qualquer empresário pode ajudar a disseminar esta questão de saúde da mulher e investir em ações em prevenção do câncer de mama. “Quanto mais segmentos da sociedade se unirem em campanhas de conscientização, melhor”, afirma a diretora da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE Jundiaí), Leandra Maia. “A prevenção é o caminho para a cura e os empresários, com seus colaboradores, são multiplicadores de informações e conseguem formar uma corrente do bem.”

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres do mundo todo e segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 59.700 novos casos serão diagnosticados somente neste ano.

Atitudes simples podem ajudar a derrubar esta estimativa.  Segundo o analista do Sebrae, Tiago Antunes, o varejista pode usar técnicas de visual merchandising nas vitrines das lojas, por exemplo. “Pode-se usar peças rosas e vai trocando os modelos ao longo do mês”, explica. “É uma oportunidade para estimular a campanha contra o câncer de mama e, ao mesmo tempo, estimular as vendas e fazer ‘girar’ as peças que ficam paradas no estoque.”

Quem não consegue alterar a cor dos uniformes, pode estabelecer o uso, na roupa dos funcionários, o lacinho de fita rosa, o símbolo o Outubro Rosa.  Pode também usar bexigas no tom e até fazer móbiles com bolas de papel crepom. Outra alternativa é explorar as fachadas no período noturno usando o tom rosa na iluminação.

Segundo Tiago, para o engajamento nesta causa também é interessante o varejista usar a tão falada experiência do consumidor e montar na própria loja um espaço de beleza e conscientização, valendo-se de parceria com outros profissionais. “Dá para fazer palestras rápidas, rodas de conversas e orientações de como fazer corretamente o auto-exame.”

Programação em Jundiaí

Ao longo do mês de outubro a Prefeitura de Jundiaí realizará vários eventos de conscientização. A abertura da campanha será no dia 1º, às 15h, no Paço Municipal.

Durante o mês todas as Unidades Básicas de Saúde da Família vão oferecer exames de mamografia, sem agendamento, prioritariamente a mulheres acima de 40 anos com o exame anterior há mais de um ano.

Também serão realizadas palestras e  caminhadas em diferentes bairros do município. A programação completa ficará disponível no site da Prefeitura: www.jundiai.sp.gov.br

 

 

Foto: Divulgação/Freepik